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Como escolher uma impressora sem gastar muito

Impressora a laser ou jato de tinta? Multifuncional ou não? Colorido ou preto e branco? Qual a resolução ideal? Com uma oferta cada vez maior no mercado, são muitas as dúvidas que surgem na hora de escolher o equipamento certo. Bruno Freitas, analista de impressoras do International Data Corporation (IDC), afirma que o mais importante é fazer um levantamento da real necessidade da empresa antes de tomar uma decisão. “Não se pode levar em consideração apenas o custo da impressora, mas sim o custo por página”, diz. Para fazer esse cálculo com precisão, é necessário pesquisar quantas páginas são impressas com um toner ou um cartucho de tinta. 

Ivair Rodrigues, diretor da consultoria ITData, recomenda decidir se a empresa vai optar por uma multifuncional antes de analisar as opções. “Existem empresas que precisam de impressora, fax, copiadora e scaner, mas se a intenção for apenas um volume alto de impressão é melhor escolher um equipamento mais simples”, aconselha. 

Feita essa opção, deve-se decidir entre os modelos a laser ou jato de tinta. “O laser leva vantagem em relação ao custo por página”, continua ele. Segundo cálculos da ITData, a impressão a laser custa entre 30% e 40% menos que a jato de tinta. Se a empresa imprime poucas cópias, é recomendado um modelo jato de tinta mais barato, que não causa tanto impacto nos custos. 

Outro ponto a ser observado pelas empresas é a qualidade da impressão, medida pelos pontos por polegadas (DPI). Para quem não trabalha com imagens, 300 DPIs podem ser suficientes. Caso contrário, é necessária uma resolução de 600 DPIs. O consultor ressalta ainda que é importante calcular se vale realmente a pena apostar na impressão colorida. “Toners e cartuchos coloridos são bem mais caros”, alerta.

Fonte: Wilson Gotardelho Filho para Pequenas Empresas & Grandes Negócios 

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