BLOG ONDATA

Crie uma cultura digital antes que seja tarde

Você começou a ler este post porque estava conectado(a). E pela mesma razão, você acessou seu Facebook ou Linkedin, viu as manchetes do dia, talvez fez alguma compra e até pagou suas contas sem sair da sua mesa. Tudo isso são provas de que você faz parte de uma cultura digital. Mas não só você. Qualquer empresa, de qualquer tamanho, também pode ser digital. O segredo está nas ferramentas que ela usa. Em outras palavras, existem sistemas online de gestão, colaborativos, capazes de tornar tanto colaboradores quanto gestores muito mais produtivos. Se você quer ser o embaixador/a embaixatriz da cultura digital na sua empresa, aqui está o que você deve fazer:

1. Comece por uma área da empresa

Um passo inteligente que você pode dar para começar é adotar uma ferramenta de gestão de tarefas e equipes em um departamento. Assim, você não corre o risco de causar uma experiência ruim para gestores e colaboradores que ainda creem no mito de que a internet não funciona para trabalho. O próximo passo é fazer o time entender como usar a ferramenta – o que deve levar cerca de uma hora – e usá-la pra valer. Assim, tudo o que ela tem a oferecer – como a mensuração automática de custos e tempo – será o mais preciso possível e o investimento terá valido a pena.

2. Presencie a evolução da relação de trabalho

Com a cultura digital já assimilada na sua empresa, os gestores terão acesso em tempo real às tarefas em que cada um está trabalhando, tornando seu relacionamento com os colaboradores muito mais maduro, para quem não tinha alternativa senão ir de mesa em mesa bisbilhotar e para quem detestava ser interrompido. Mais que isso, ficam extintas as reuniões de acompanhamento. É por isso que, dentre os sistemas de gestão que promovem uma cultura digital na empresa, uma das melhores soluções é uma ferramenta de gestão de tarefas e equipes.

3. Saia na frente com seu "selo de produtividade"

O fato de a sua empresa usar um sistema de gestão pode ser o seu trunfo nas negociações com outras empresas, afinal, você terá como provar que a sua é a equipe mais produtiva e, portanto, a opção mais lógica. Além disso, com uma ferramenta de gestão automatizando as burocracias do seu negócio, vocês poderão fomentar o diálogo entre as diferentes áreas, ou mesmo entre suas filiais. Isso significa mais alinhamento de objetivos e mais sentimento de união. O e-mail deixa de ser a principal ferramenta de trabalho entre os profissionais. Todo o diálogo e os dados compartilhados ficam salvos online no sistema. Assim, vocês podem trabalhar até com pessoas do outro lado do mundo, caso isso represente o seu diferencial competitivo.

 

Fonte: Blog Runrun.it 

© 2017 Ondata Softwares. Todos os direitos reservados.