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Downsizing e Outsourcing: duas ferramentas que se completam

Os gestores perceberam que a qualidade é mais importante que a quantidade. No passado com a centralização da estrutura hierárquica o colaborador era "proibido de pensar" e o gerente era obsecado pelo comando e as regras eram seguidas com uma disciplina absurda.

Hoje esse raciocínio mudou, a estrutura hierárquica é descentralizada e o colaborador é valorizado por sua capacidade de ser criativo e inovador, e o líder, que outrora era o ser mais "temido" pelo colaborador, passa a ser um aliado, um parceiro, nos processos organizacionais.

O downsizing ou enxugamento trabalha exatamente para substituir o velho modelo (centralizado) pelo novo modelo (descentralizado), fazendo com que os níveis hierárquicos sejam reduzidos, com que a quantidade de colaboradores seja menor para diminuir as operações ao imprescindível do negócio e terceirizar para reduzir custos e obter maior eficiência nos processos organizacionais.

Objetivos do downsizing:

  • Diminuição de gastos
  • Agilidade nas decisões
  • Comunicação mais eficiente e veloz
  • Acréscimo da produtividade dos lideres
  • Reação mais ágil com relação as mudanças e atitudes do rival
  • Aumento da autoestima na gerência geral
  • Promoção das sinergias dentro da organização
  • Cliente ostentando o topo da estrutura hierárquica, ou seja, sendo o foco da empresa
  • Gerência da direção para a ação, reduzindo revisão e entraves.

O downsizing surgiu para ajudar as organizações responderem ao ambiente, pois a competitividade entre as organizações tem aumentado assustadoramente. Sendo assim, o downsizing surge como uma forma de desburocratizar, e é uma técnica que tem como principal foco a racionalização da organização.

O downsizing a curto prazo constitui:

  • Redução da quantidade de colaboradores, visando a diminuição de gastos;
  • Reorganização de ativos;
  • Novo alvo dos negócios.

O downsizing a longo prazo constitui:

  • Aumentar a autoestima dos colaboradores;
  • Atualizar a estrutura da organização;
  • Otimizar a eficiência e eficácia dos produtos e serviços;
  • Revigorar a organização com o aumento dos seus mercados;
  • Preservar a organização enxuta, de modo a evitar que a burocracia retorne, e, junto dela, os problemas já conhecidos.

Desvantagens do downsizing:

  • O colaborador se sente desconfortável pelo fato da organização reduzir a quantidade de colaboradores, reduzindo assim sua motivação dentro da organização, sendo assim, é necessário que a organização tenha um "cuidado" para que as demissões não sejam exageradas, causando assim medo, insegurança e desconforto para o colaborador e afetando negativamente o trabalho em equipe.
  • É necessário frisar também que existem custos altos com as rescisões, portanto a organização deve estar preparada para arcar com essas despesas e ter cuidado para evitar exageros.
  • Outro fator a se considerar é a questão da perda de talentos na organização, sabemos que um colaborador experiente e competente não se forma de uma hora para a outra, sendo assim, é necessário que haja um critério bem elaborado, evitando assim a perda de bons profissionais.

Uma ferramenta que combina muito bem com o downsizing é o outsourcing.

Outsourcing

Quando uma organização transmite seus processos internos (atividades como limpeza, guarda e vigilância, refeitórios, etc..) para uma outra organização que faça essas atividades com mais eficiência e por um custo menor acontece o outsourcing ou terceirização (é interessante frisar que são atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa).

A tendência é diminuir a estrutura organizacional e dar mais agilidade e elasticidade a organização. As empresas responsáveis pelo outsourcing substituirão os departamentos organizacionais tradicionais (exemplo: contabilidade, advocacia, etc...).

Com o outsourcing as decisões ficam mais rápidas e a parte central do negócio da organização passa a ter uma atenção maior, bem como, os processos principais.

É interessante frisar que uma empresa não pode terceirizar sua atividade-fim, pois é a razão de existir da empresa, portanto, somente a atividade-meio e mesmo assim, uma empresa só pode terceirizar havendo inexistência de subordinação hierárquica, em outras palavras, a empresa não pode "alugar" mão de obra, pois é ilegal.

4 vantagens do outsourcing:

  • Redução de custos
  • Aumento da flexibilidade
  • Redução de desperdícios
  • Aumento de poder de negociação

4 desvantagens do outsourcing:

  • Despesas com demissões
  • Resistências
  • Dificuldades para encontrar um parceiro confiável
  • Perda de uma afetividade maior para com o colaborador

As organizações enxergaram no downsizing e no outsourcing uma forma de sobreviverem a alta competitividade do mercado, reduzindo custos e otimizando os processos organizacionais para que a organização acompanhe de forma eficiente as mudanças constantes proporcionadas pelo mercado.

Via Portal Administradores 

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