BLOG ONDATA

Gestão de custos: dicas infalíveis para gastar menos

O que minha empresa precisa fazer para gastar menos? Se você ainda não encontrou a resposta, saiba que o caminho para a solução começa com outra pergunta: “Fazemos uma boa gestão de custos?”. Se ficou em dúvida, melhor continuar lendo. Damos aqui 7 dicas essenciais que podem ser aplicadas em qualquer negócio que deseje crescer de forma sustentável:

1. Implemente uma cultura de contenção de gastos

É muito provável que a sua equipe cultive alguns hábitos de consumo irresponsável. Acredite: são eles que, cedo ou tarde, explicarão por que esta ou aquela meta não foi alcançada. Por isso, é preciso adotar o quanto antes uma cultura de contenção de gastos, mas com projetos que ofereçam valor a médio prazo. Por exemplo, usar materiais recicláveis, reduzir à metade o consumo de papel, dar novas utilidades a artigos que iriam para o lixo. Com o passar do tempo, essa cultura vai inspirar em todos os colaboradores um compromisso constante em descobrir a forma mais econômica de fazer qualquer trabalho.

2. Entenda onde o dinheiro é gasto

De quais bens e serviços a sua equipe precisa? Lembre-se de que não há inovação mais poderosa do que garantir o básico. Quando a sua empresa compra um serviço ou bem desnecessário está indo na contramão do que ela precisa, que é fazer o investimento render por um bom tempo. Uma solução para você não ter dúvida de quanto os projetos custam de fato para sua empresa é adotar uma ferramenta de gestão de projetos profissional.

3. Padronize as aquisições

É comum ver diferentes departamentos recorrendo a fornecedores diferentes para comprar produtos e serviços semelhantes. Se a sua empresa age assim, está perdendo a oportunidade de negociar e conseguir um preço melhor, com todos comprando do mesmo lugar. Mas antes de fechar qualquer negócio…

4. Sempre compare os preços

Não assuma que os seus fornecedores estão fazendo o melhor preço possível. Adquirir os mesmos produtos e serviços todos os anos significa lealdade, mas nem sempre economia. Por isso, garanta que você está recebendo a mesma atenção que dá. Além disso, os seus concorrentes compram o mesmo produto ou contratam o mesmo serviço que você por um preço menor? É requisito de uma gestão de custos inteligente fazer um benchmarking (usar a concorrência como referência) completo.

5. Crie um relacionamento, não um devedor

Cultivando uma relação de parceria com seus clientes e fornecedores, vocês só reforçam as oportunidades de reduzir os custos. Peça a eles sugestões sobre como melhorar a forma que você adquire produtos e serviços. Comprando online, por exemplo, você pode ajudar seu fornecedor a reduzir os custos de manter uma loja física. Da mesma forma, estendendo o prazo de pagamento dos seus clientes importantes, você prova que confia neles e dá mais um motivo para escolherem sua empresa.

6. Mensure regularmente os resultados

Medir e compartilhar com a equipe os resultados atingidos é o motor da continuidade. Por isso, trate o controle dos gastos como uma tarefa constante, e não só uma avaliação que se faz de vez em quando. Mensure os gastos como uma porcentagem das vendas, e assim você garantirá que, se as vendas caírem, cairão também os custos. Caso contrário, você saberá que algo deve ser investigado.

7. Continue alerta

Manter a gestão de custos a todo vapor, como uma cultura mesmo, é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. É por isso que você deve garantir que o pessoal não volte aos velhos hábitos daqui a um ou dois anos, e deixe de observar seus fornecedores e monitorar seus benchmarks. Nomeie uma equipe responsável por regularizar as finanças, facilitar reembolsos, tornar os gastos transparentes, além de ler os termos de contratos do dia a dia e proteger a empresa de um aumento de preços de um parceiro sem motivos. A equipe entenderá como a questão das finanças exige muito mais atenção do que se pensa.

Fonte: Runrun.it 

 

© 2017 Ondata Softwares. Todos os direitos reservados.