BLOG ONDATA

Opção de carreira: empreendedor!

Piadas à parte, é comum ouvir histórias de pessoas de sucesso que não possuem uma formação oficial, e que optaram por fazer sua carreira na vida empreendedora. É fato que um diploma não está entre os requisitos básicos para ser um empreendedor – embora conhecimentos específicos e experiência prévia em algum tipo de atividade seja sempre algo muito útil na hora de tocar um negócio.

Apesar disso, tem coisas que só se aprende pra valer na prática. Então fica a pergunta: o que devo fazer para me preparar para tomar minha carreira como empreendedor? A resposta é simples: empreender.

Bom, mais ou menos simples, pois empreender significa superar desafios, aprender coisas novas, ter e colocar em prática novas ideias. Isso tudo sem falar nas demandas técnicas e práticas como fazer fluxo de caixa, planejamento financeiro e de marketing, gestão de estoque e de pessoas, definição de políticas de bonificação… muitas coisas! E de áreas completamente distintas.

Enfim, se preparar para seguir a carreira empreendedora não é tão simples assim. Não há um curso de MBA que você deva fazer, que te garantirá dominar todos os conhecimentos necessários para tocar e fazer crescer um negócio lucrativo. Mas, a boa notícia é que há uma série de ferramentas e recursos que você pode e deve acessar, e que vão te colocar muito à frente de seus concorrentes. Aqui separamos 4 bons conselhos para você começar a investir na sua carreira empreendedora:

Em primeiro lugar, invista em autoconhecimento

Antes de sair por aí abrindo negócio, você precisa mesmo parar para aprender sobre você mesmo. Descobrir suas paixões é algo muito importante: se você não for realmente apaixonado pela sua empresa, não vai dar certo. Você também precisa descobrir aquilo que sabe fazer e aquilo que não sabe. Mesmo estudando tudo, sempre haverá algo em que você será melhor, e algo que é melhor contar com outra pessoa para te apoiar. E você só tem a ganhar construindo uma equipe de pessoas complementares.

Em segundo, troque ideias e experiências com outras pessoas

Se há coisas que só se aprende fazendo, enquanto você não passar por elas, não tem como saber o que fazer, certo? Mais ou menos. Você sempre pode (e deve) conversar com outros empreendedores. Aprender com eles coisas que um dia poderão te ajudar na gestão da sua empresa. Da mesma forma, compartilhe seus aprendizados. Uma boa conversa pode ser uma grande fonte de inspiração.

Falando em boas conversas, invista em networking. Você nunca sabe quando precisará de uma indicação ou de um contato. Além disso, é sempre bom se manter atualizado sobre como anda o mercado e o que as pessoas têm feito por ai.

Ah, ter um mentor é sempre uma boa ideia. Um pai, tio, professor, ex-chefe, por exemplo, pode ser o seu. Não existe qualificação ideal para ser um mentor. Basta ter experiência em algo que seja relevante para seu desafio e possa compartilhar aprendizados.

Em terceiro: use as ferramentas que estão à disposição

Acredite, hoje há muitas ferramentas gratuitas para te ajudar a melhorar o dia a dia da sua empresa. Desde aplicativos de gestão financeira até softwares que analisam o comportamento do seu público durante a navegação em seu site. E a tendência é existir cada vez mais. Então, se você souber usar essas ferramentas e se manter sempre atualizado, poderá ter uma boa vantagem competitiva.

Em quarto: capacite-se!

Para começar, você pode ler esses 15 e-books que valem por um MBACom essa leitura básica, você estuda todos os principais desafios do dia a dia do empreendedor. Cada um deles traz exemplos práticos, depoimentos de outros empreendedores, ferramentas e a teoria básica necessária para você se manter sempre atualizado e seguro em relação às melhores práticas de gestão e conceitos básicos do universo da administração.

Bom, já compartilhamos os 4 segredos de outro para dar um gás na sua carreira empreendedora. É hora de colocar a mão na massa!

Boa sorte!

Fonte: Endeavor

TAGS

Gestão

© 2017 Ondata Softwares. Todos os direitos reservados.