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Sustentabilidade como vantagem competitiva

O valor de uma organização jánão é medido apenas por seus recursos materiais, questões intangíveis como competências e habilidades dos seus colaboradores, marcas, reputação e, imagem da empresa, compõem a sua medida de valor. Uma falha ética relacionada a causas ambientais, econômicas, ou ao relacionamento com os seus clientes, ésuficiente para colocar em risco o patrimônio da empresa e, principalmente, a confiança dos seus stakholders.

E é aqui que entra o tema da sustentabilidade como grande aliado das organizações que a tem como valor.

São diversas as razões que levam a organização a adotar práticas e discursos sustentáveis, dentre elas, a principal decorre das pressões advindas do seu público de interesse. A acirrada concorrência e clientes cada vez mais exigentes e inflexíveis com questões ambientais são algumas das causas que impulsionam as empresas a preocuparem-se cada vez mais com este assunto, levando-as a inserirem fortemente este valor em suas práticas. As organizações que perceberam a importância deste tema em seus negócios, praticam o que se nomeia como desenvolvimento sustentável, o que resumidamente seria  aliar o desenvolvimento econômico do negócio a questões de preservação ambiental, social e cultural.

Atualmente, a sustentabilidade como valor, vem sendo utilizada como ferramentas das grandes organizações para a alavancagem de negócios. Ao passo que investem em causas ambientais, elas têm a possibilidade de aumentar a produtividade, a confiança e, aderência daqueles que compartilham as preocupações com as causas que a organização defende, assim, consequentemente, vêem os seus lucros aumentados.

A Universidade de Harvard pesquisou algumas empresas para verificar se a sustentabilidade dálucro ou não. Os pesquisadores consideraram como sustentáveis, as empresas que possuem esta cultura internalizada nas estratégias  e nas operações do negócio. Para a pesquisa, Harvard conduziu uma análise em bolsas de valores para averiguar o desempenho obtido pelas empresas consideradas de alta e baixa sustentabilidade durante o período entre 1992 e 2010, os resultados demonstraram que as empresas de alta sustentabilidade tem desempenho financeiro melhor do que as de baixa sustentabilidade.

A Universidade concluiu ainda que esse desempenho correlaciona-se principalmente com o perfil das empresas de alta sustentabilidade, pois elas possuem uma governança diferente das demais, baseada em pressupostos como:

- Possuem foco no engajamento do seu público de interesse, estabelecendo um diálogo formal com cada um deles.

-  Atuam com proatividade e transparência;

- Orientam investimentos a longo prazo que supram as demandas por qualidade e segurança socioambiental, além da financeira;

- A sustentabilidade é tratada como responsabilidade da diretoria;

-   Trabalham com um sistema de compensação da liderança atrelado tanto ao desempenho financeiro quanto àconsecução de metas não financeiras ligadas aos indicadores-chave das políticas de sustentabilidade;

A partir destas conclusões, adotar a sustentabilidade como valor nas organizações, passa a ser uma atitude de razões tão econômicas quanto apenas politicamente corretas.

 Fonte: The Impact of a Corporate Culture of Sustainability on Corporate Behavior and Performance, Robert G. Eccles, Ioannis Ioannou, George Serafeim. in Causes and Consequences of Corporate Culture, Zingales and Poterba. 2015

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