FAQ

Escolha o FAQ que deseja clicando no software abaixo:

Estou usando a versão TRIAL do PrintSystem. Quando terminar o período de avaliação eu vou perder os jobs que já foram bilhetados?

Não. Porem é importante entrar em contato com a nossa equipe comercial, pois quando a licença expirar, irá parar de bilhetar e você ficará impossibilitado de visualizar os jobs já bilhetados.

Ao comprar a licença, vou receber um CD com Serial e a Nota Fiscal?

Você irá receber a Nota Fiscal pelos correios e também sua versão digitalizada. Sempre disponibilizamos a instalação via download e em relação ao serial, é muito simples: Na área restrita de nosso site você terá acesso ao Gestor de Licenças, onde irá gerenciar a(s) licença(s) contratada(s). O PrintSystem gera um Código chamado “Código do Computador”. Para adicionar um novo serial, você deve preencher 4 campos: código do computador, data de expiração, nome do cliente e e-mail do cliente.

A impressão ficou lenta depois que instalamos o PrintSystem. O que pode causar isto?

Isso pode ocorrer quando o serviço Print Server não consegue encontrar o servidor primário. Geralmente ocorre um “delay” de aproximadamente 30 segundos. Para corrigir isto, basta verificar se o Serviço “PrintSystem Application Server” está rodando no Servidor Primário. Se o serviço estiver ativado, verifique se existe comunicação entre o client e o Servidor Primário na porta 9190. Para maiores detalhes de quais dados de seu banco antigo podem ser migrados, entre em contato com nosso departamento técnico e solicite análise.

Existe a possibilidade de criarmos usuários administradores dentro do PrintSystem? É possível que para cada usuário gerado, possamos definir os grupos que eles terão acesso para gerar relatórios?

Sim, no PrintSystem é possível criar diversos usuários administradores; e para cada usuário administrador é possível definir quais grupos que eles terão acesso, tanto para emitir relatórios quanto para implantar cotas e restrições.

O PrintSystem tem integração com o Active Directory?

Sim, no PrintSystem você pode escolher determinados grupos do Active Directory e mantê-los sincronizados com os grupos do PrintSystem. Assim, sempre que um usuário for movido dentro do AD, ele também será movido dentro dos grupos do Printsystem.

Haveria a possibilidade da disponibilização de uma versão do client de bilhetagem (PrintServer ou PrintMonitor) onde a instalação não seja visível para o usuário e que o mesmo rode de maneira silenciosa com total transparência para o usuário?

Sim, é possível que seja gerado um pacote MSI que pode ser instalado pelo Active Directory de forma totalmente transparente pra o usuário. Além disso, como estes clients são instalados em forma de serviço do windows, o usuário nem saberá que existe um novo software rodando em seu computador.

Há alguma alteração nas configurações dos drivers das impressoras que são necessárias (Aba avançado, por exemplo) para que seja cumprida a contabilização dos jobs sem quaisquer problemas?

Na grande maioria das vezes não. Em poucos casos de modelos específicos de impressoras mais antigas, pode ser necessária a substituição do driver PCL pelo Driver PostScript, para que a contabilização seja feita de forma 100% correta. Mas isso é exceção. Geralmente não é necessário realizar nenhuma modificação.

Existe alguma versão Web que possa ser disponibilizada para o Cliente para que o mesmo acompanhe o andamento das contabilizações, ou é necessário que seja realizada a instalação da aplicação na estação do Cliente?

Sim, existe uma interface Web para extrair os relatórios. Além da interface Web, ainda é possível instalar o Print Config (Print System Controle) na estação do cliente, permitindo que ele tenha acesso a todas as configurações do sistema e não somente aos relatórios.

Gostaria de saber se já houve casos de impressões de algum modelo de impressora em que o monitoramento não contabilizou de maneira correta? Qual o tratamento que foi dado?

Já tivemos casos em que o monitoramento pelo servidor de impressão não contabilizou corretamente impressões vindas de um modelo especifico de impressora. A solução foi instalar o driver PostScript da impressora.

Existe uma lista de softwares já conhecidos, que gere algum tipo de impressão que não possa ser contabilizada?

Atualmente temos somente um caso especifico. Não é exatamente um problema de um sistema especifico, mas sim um cenário: “Impressões feitas em ambiente Linux que não passem por um servidor de impressão Windows”.

possível exportar relatórios dos volumes impressos por um determinado grupo/usuário/centro de custo existente?

Sim, qualquer relatório pode ser exportado. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele e escolher o tipo de arquivo que será salvo (Html, csv, txt, xls, etc)

Ao definirmos cotas dentro do PrintSystem, e ocasionalmente um usuário vir a ultrapassar a cota estabelecida pelo administrador, o sistema interrompe automaticamente os pedidos de impressões realizados na estação do usuário?

Interrompe sim. Pode-se criar cota por impressora, usuário e computador. Ou até mesmo por grupos de impressoras, usuários e computadores. Ainda é possível configurar avisos que aparecerão para os usuários quando a cota terminar.

O que significa a aba “SNMP”, quando clicamos em alguma impressora?

A aba SNMP em “impressoras” serve para cadastrar o IP das impressoras de rede. Uma vez que o IP da impressora esteja cadastrado, o Print System vai passar a recuperar os contadores físicos das impressoras. E será possível emitir relatórios de impressão baseados nos contadores físicos das impressoras e multifuncionais.

Para que serve a aba “Consumíveis”?

A aba “Consumíveis” serve para que o usuário administrador do PrintSystem possa inserir e acompanhar a quantidade de páginas que um consumível (um cartucho por exemplo) está consumindo. Para iniciar a contagem de páginas em um novo consumível, basta clicar em “novo”.

“Permitir Imprimir Além da Cota”. Para que serve?

Serve para casos onde a última impressão antes de acabar a cota for um pouco maior que o limite da cota restante. Ex: o usuário tem 10 páginas restantes em sua cota e precisa imprimir 30 páginas… se este campo estiver com mais que 20 páginas a impressão ocorrerá normalmente, e depois ficará com cota zero.

Na aba, “Todos os Computadores”, o que é “Centro de Custo”?

Centro de custo é para poder organizar melhor nos relatórios, é como se fosse um grupo de grupos.

Os documentos enviados para imprimir e que não foram impressos, contabilizam na ''cota''?

Depende da situação, mas geralmente o job fica com valor zero e não contabiliza nada na cota.

Para que serve a aba “Unificar Impressoras”, no menu “Arquivo”?

Em alguns casos o Print System identifica a mesma impressora mais de uma vez. Quando isto ocorrer, basta unificá-la.

Para que serve a função “Projeto”?

A função projeto serve para termos um controle baseado em projetos dentro da empresa. Ex:uma construtora pode definir 10 projetos em que eles estão trabalhando atualmente. Antes de cada impressão irá aparecer uma telinha pedindo o nome de usuário, senha e qual projeto que esta impressão pertence. Além destas opções, ainda é possível escrever uma justificativa para cada impressão, aumentando ainda mais o controle sobre cada job impresso.

Qual a diferença entre inserir um “Grupo” e inserir um “Centro de Custo”?

Um Grupo e um centro de custo são bem parecidos, mas o usuário Administrador tem um controle maior sobre o grupo, pois podemos criar cotas e regras, o que não ocorre em centro de custos, que é mais indicado para organização no que diz respeito aos relatórios.

Quando aparece algum(uns) usuário(s) inativo(s)?

Geralmente não aparece um novo usuário inativo. O usuário Administrador pode desativar um usuário, se ele quiser. E aí estes usuários específicos não serão bilhetados pelo Print System.

Como faz a configuração na parte do “Tipo de Papel”? Depois de configurado, a detecção é automática quando é trocado o tipo de papel e reconhecido na impressora?

Esta configuração na parte “Tipo de Papel” só faz sentido se no cenário de instalação do PrintSystem tivermos impressoras que imprimam A3 e A4 por exemplo. Devemos inserir os tipos de papel utilizados por estas impressoras e definir um valor a ser cobrado por cada tipo de papel, assim o sistema irá calcular os custos das impressões basado no tipo de papel utilizado.

Como funciona o PrintScout?

PrintScout é um software de coleta de contadores de impressoras. Após instalado efetua a varredura de equipamentos de impressão automaticamente e passa a alimentar o banco de dados criado para aquele ambiente em nosso DataCenter na nuvem.

Onde devo instalar o software PrintScout?

O software deve ser instalado em um computador com melhor desempenho possível, que esteja na mesma rede que deseja monitorar as impressoras.

Quais os requisitos do computador que instalará o PrintScout?

Sistema Operacional: Windows XP ou Superior Processador: 1.0 Ghz Memória: 2GB de RAM HD: 80 MB Liberação de segurança da porta TCP: 80 (Comunicação com o DataCenter)

Quais impressoras podem ser monitoradas pelo PrintScout?

Todas as impressoras que possuírem conexão de rede e estiverem instaladas pela rede, podem ser monitoradas pelo PrintScout.

Posso monitorar impressoras de mais de um ambiente de rede com o PrintScout?

Sim, desde que as redes possuam conexão entre si, poderá ser monitoradas várias faixas de IP.

Após configurar as faixas de IP e buscar pelas impressoras da rede, como faço para visualizar os relatórios?

Os relatórios do PrintScout estarão todos disponíveis no site da Ondata, através da área restrita você poderá visualizar seus dados e gerar relatórios.

As informações coletadas pelo PrintScout estão seguras na WEB?

Sim, nosso servidor de hospedagem dos dados é terceirizado por uma das maiores empresas do mundo neste segmento e nossa política de confiabilidade das informações é uma das nossas responsabilidades para com o cliente, formalizada em contrato.

Onde poderei visualizar os dados do meu contrato, licenças disponíveis, etc.?

Estas e todas as informações geradas pelo PrintScout após a sua instalação poderão ser visualizadas em nossa área restrita no site da Ondata.

Posso exportar os relatórios do PrintScout? Quais formatos?

Sim, os formatos disponíveis são: PDF, EXCEL, CSV, TXT e OUTROS.

Como funciona o Ps-Biometric?

O leitor biométrico será instalado em um ponto de rede próximo a impressora e configurado no servidor. No momento em que um usuário envia um job, o mesmo fica retido na fila de impressão do windows até que o usuário se autentique no leitor biométrico. Somente após a autenticação é que o job será liberado da fila de impressão e será impresso.

Minha impressora / Multifuncional não tem HD interno, posso usar o PS-Biometric mesmo assim?

Sim, pode usar. O PS-Biometric trabalha controlando os jobs que estão na fila de impressão do Windows, dessa forma, qualquer impressora ou multifuncional pode ser utilizada em conjunto com o PS-Biometric.

É necessário adquirir sempre um leitor biométrico para cada impressora / multifuncional?

Não. Podemos usar apenas um leitor biométrico para diversos equipamentos. Isto é útil para empresas que utilizam o conceito de ilha de impressão, onde se concentram várias impressoras / multifuncionais de maior porte em um único local físico da empresa.

Se um usuário enviar 5 impressões seguidas, ele vai precisar se autenticar (colocando o dedo no leitor) 5 vezes também?

Não. Basta que o usuário se autentique apenas 1 vez para que todos os seus jobs sejam impressos.

Se eu instalar o PS-Biometric em meu servidor de impressão, automaticamente todas as minhas impressoras irão precisar de autenticação?

Não. No sistema é possível selecionar quais impressoras que você deseja que faça parte do controle de autenticação.

Se um usuário enviar um job de impressão e esquecer de ir na impressora se autenticar para pegar a impressão, o que acontece?

No sistema é possível definir um tempo (em minutos) para que esse Job seja deletado. Dessa forma, impressões esquecidas não ficarão poluindo a fila de impressão do windows.

Não possuo servidor de impressão, mesmo assim posso usar o PS-Biometric?

Sim, pode. O PS-Biometric também pode monitorar impressoras ligadas na USB. Será necessária a instalação de um client em cada computador que estiver “hospedando” uma impressora USB que será monitorada pelo PS-Biometric.

O leitor biométrico possui interface TCP/IP, ou seja, não precisaríamos dispor de um computador para cada leitor?

Isso mesmo, o Leitor tem interface TCP/IP e não é necessário um computador para cada leitor.

Qual o aparelho de biometria devemos adquirir para cadastramento das digitais pelo USB? E qual o custo?

Link do aparelho: Hamster Dx. http://www.fingertech.com.br/produtos/18-fingkey-hamster-dx Valor aproximado: R$ 320,00 + Frete. (Diretamente na Fingertech).

Caso um equipamento apresente algum tipo de falha, a solução para uma liberação automática é rápida?

Sim, é rápida. Na verdade o usuário administrador sempre pode liberar as impressões diretamente da interface do PrintSystem. Caso o Leitor Biométrico atrelado a determinada impressora apresente problema, basta “retirar a regra” que está barrando as impressões nessa impressora e ela voltará a imprimir sem restrições.

Qual a vida útil do laser no aparelho de biometria?

1 ano de Garantia. 5 anos de vida útil, podendo chegar a 10 anos, dependendo do uso. Vida útil do Laser/Leitor – 1 milhão de toques. Pequeno exemplo abaixo: 1 milhão de toques / 1.440 dias (60 meses x 24 dias) = 694 toques por dia.

Quais os requisitos mínimos necessários para instalação do software PS Biometric e o Access Control?

- Sistema Operacional: Windows 2000 em diante. - HD: 5 GB livres no HD - Memoria RAM: 2 GB de RAM - Processador: Core 2 duo

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