BLOG ONDATA

Cinco dicas rápidas para trabalhar com a Internet das Coisas e Big Data

A combinação de Big Data e Internet das Coisas deverá gerar o surgimento de uma nova economia baseada na personalização de produtos e serviços. Se você está pensando em dar os primeiros passos em direção à maior geração e análise de uma grande quantidade de dados, aqui estão seis dicas que devem ajudá-lo.

1 - Defina claramente os seus objetivos de negócio antes de iniciar um projeto
Se você não definir claramente quais os benefícios espera, há uma chance de o projeto provavelmente demorar muito para ser implementado, diz Vin Sharma, Director of Strategy for Big Data Analytics da Intel.  Definições claras e nítidas do problema de negócio e das soluções esperadas, facilitam o processo.

2 - Use as pessoas certas
Cientistas de dados estão em falta e recebem salários consideráveis. "A boa notícia é que você não precisa contratar um cientistas de dados", diz Andrew Brust,  Senior Director of Technical Product Marketing and Evangelism da Datameer. Em vez disso, olhe para pessoas da sua equipe, com experiência em data warehouse, e da área de negócios, com experiência em TI, que estejam dispostas a aprender,  e treine essas pessoas.

3 - Seja inteligente na captura dos dados
Projete cuidadosa er exatamente como será a captura dos dados na Internet das Coisas. A GE, por exemplo, utiliza aparelhos de coleta de dados pequenos que determinam que tipo de dados devem ser coletados, como eles devem ser armazenados e quais protocolos serão usados para seu tratamento e transmissão. "E guarde todos os dados coletados por algum tempo, mesmo que você ainda não saiba como irá usá-los", recomenda Mike Maciag, Chief Operating Officer da Altiscale, que oferece uma plataforma Hadoop baseado em nuvem. Além disso, como as estratégias da empresa mudam, você pode vir a ter necessidade de dados  não usados no momento.

4 - Forneça uma camada de dados abstrata
A Internet das Coisas utiliza muitos e diferentes protocolos e padrões de dados que nem sempre são compatíveis uns com os outros. Por vezes, os dados são altamente estruturados, e outras vezes não. O melhor que você tem a fazer é fornecer uma camada de abstração capaz de lidar com múltiplos tipos de dados, incluindo novos que você ainda não coleta.

5 - Escolha a plataforma certa
Provavelmente nem você, nem a sua empresa, querem gastar tempo e dinheiro na construção de uma grande plataforma de análise de dados por conta própria. Considere o uso de um dos muitos provedores de serviços na nuvem disponíveis atualmente. Comece com um pequeno piloto. Muitas empresas mergulham de cabeça em projetos IoT e Big Data, diz Sharma, da Intel. É um erro. Em vez disso, diz ele, comece pequeno. Quando tiver equacionado todos os problemas, aí sim, estenda-o para o resto de sua empresa.

 

Fonte: CIO 

© 2017 Ondata Softwares. Todos os direitos reservados.